Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > FAPEMA abre consulta à comunidade científica sobre linhas de pesquisa
Início do conteúdo da página Notícias

FAPEMA abre consulta à comunidade científica sobre linhas de pesquisa

Formulário está disponível até o dia 29 de junho.
  • Com informações da FAPEM
  • publicado 23/06/2020 19h54
  • última modificação 23/06/2020 20h01

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) disponibilizou, nesta terça-feira (23), o link do formulário eletrônico onde a comunidade científica poderá apontar as linhas de pesquisa que serão contempladas no edital Programa Pesquisa para o SUS – PPSUS/2020. O formulário está disponível até o dia 29 de junho no endereço. Estão sendo convidados a participar da consulta pesquisadores (doutores e/ou mestre) do Maranhão para sugerir linhas de pesquisa que possam contribuir para o enfrentamento dos problemas de saúde priorizados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A consulta, que nos anos anteriores era realizada por meio de seminário, acontece neste ano, por meio de formulário eletrônico em decorrência da pandemia da Covid-19. Ainda como estratégia de divulgação do edital, lançado pela FAPEMA em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Fundação realizou, na última segunda-feira (22), uma live onde foi tratado o tema. Coordenada pelo diretor-presidente da Fundação, André Santos, a live, que está disponível no link, teve como convidados os professores e pesquisadores Érica Bárbosa Abreu Fonseca Thomaz (doutora em Saúde Coletiva) e Paulo Roberto da Silva Ribeiro (doutor em Química), ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Os eixos temáticos do edital deste ano são: Gestão de Tecnologia e Informação em Saúde, Educação em Saúde no SUS, Gerenciamento de Riscos e Segurança em Saúde e Vigilância em Saúde. Ao preencher o formulário, poderão ser sugeridas, no máximo, duas linhas de pesquisa para o mesmo eixo/problema ou eixos/problemas diferentes.

A Chamada Pública do PPSUS MA 2020 será lançada após a divulgação dos Eixos e Linhas de Pesquisa e conta com recursos financeiros globais na ordem de R$ 1.334.000,00 oriundos dos orçamentos do CNPq e da FAPEMA.

O diretor-presidente da FAPEMA destaca a importância do edital e da participação da comunidade científica. “O edital PPSUS é uma iniciativa de fomento à pesquisa em saúde com impacto positivo no enfrentamento das desigualdades regionais. É importante que a comunidade científica participe da consulta, preenchendo o formulário e sugerindo os eixos de pesquisa da chamada deste ano”, disse André Santos.

Mais sobre o PPSUS

O PPSUS é uma importante estratégia de fomento descentralizado para promover pesquisas que priorizem o enfrentamento e a resolução dos problemas de saúde locais e regionais. É coordenado pelo Ministério da Saúde com a parceria do CNPq e, no Maranhão, da Secretaria Estadual de Saúde e da FAPEMA.

Há 18 anos, o “Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS)” tem apoiado a produção científica em todas as unidades federativas do país com foco em temas prioritários de saúde local e no potencial de incorporação e aplicabilidade dos resultados para o SUS.

No Maranhão, ao longo de suas 6 edições, o PPSUS, em parceria com a FAPEMA, a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão e o CNPq, financiou 57 projetos de pesquisa no Estado, com investimentos totais no valor de R$ 3.176.454,63.

registrado em:
Assunto(s): Fapema , linhas de pesquisa
Fim do conteúdo da página