Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Seletivo para afastamento de servidores é publicado
Início do conteúdo da página Notícias

Seletivo para afastamento de servidores é publicado

São 20 vagas ofertadas no certame.  Inscrições estarão abertas no período de 14 a 19 de março.
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 10/03/2020 23h49
  • última modificação 11/03/2020 11h59

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Maranhão (Propladi/IFMA) publicou, nesta terça-feira (10.03), o edital n° 01/2020, que regulamenta o processo seletivo para fins de afastamento de docentes do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico para participação em programas de Pós-graduação Stricto Sensu ou Pós-Doutorado, no país ou no exterior, para o primeiro semestre de 2020. No total, 20 vagas estão sendo ofertadas no certame. As inscrições estarão abertas no período de 14 a 19 de março, diretamente no Sistema de Administração Pública (SUAP).

Acesse aqui o edital – confira os requisitos e as etapas para inscrição.

Os servidores interessados em participar do Processo Seletivo devem observar atentamente as normas do edital. A participação em processo seletivo se tornou procedimento obrigatório para afastamento de servidores desde a publicação do Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. O Decreto presidencial dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal e regulamenta dispositivos da Lei 8.112/90, no que se refere a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Demais afastamentos  

De forma paralela ao lançamento do edital, a Propladi publicou a Nota Informativa n° 01/2020, que trata do procedimento para afastamento de docentes (em situações sem a necessidade de contratação de substituto) e de Técnico-administrativos em Educação. Em conformidade com a Resolução nº117/2019 do Conselho Superior do IFMA, a Nota informa que Processo Seletivo para essas situações poderá ser realizado pelos Campi; que a Propladi disponibilizará minuta de edital aprovado pela Procuradoria Jurídica do IFMA; e que as eventuais vagas que poderão ser disponibilizadas foram dimensionadas pelos Campi, conforme o planejamento interno.

Confira o Cronograma

Acesse a Resolução nº117/2019, que trata das normas para Afastamento dos Servidores do IFMA.

Acesse aqui o Edital n° 01/2020 e a Nota Informativa 01/2020 da Propladi.

Esclarecimentos e informações adicionais poderão ser encaminhados à Comissão para Condução e Execução do Edital da PROPLADI, pelo e-mail afastamento.pos@ifma.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página