Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Servidores recebem capacitação em gestão de processos
Início do conteúdo da página Notícias

Servidores recebem capacitação em gestão de processos

Iniciativa do Centro de Formação de Servidores (CFS) ocorre durante dois dias, na sede da Reitoria
  • Assessoria de Comunicação
  • publicado 19/02/2020 12h15
  • última modificação 19/02/2020 12h15

Marcus Vinícius Lenza, gerente administrativo da Steinbeis-SIBE do Brasil, mediou os dois dias de capacitação

Servidores de diferentes setores do IFMA participaram de dois módulos de capacitação, relacionados à gestão de processos. As atividades ocorreram nos dias 18 e 19 de fevereiro (terça e quarta-feira), na sala do Centro de Formação de Servidores (CFS), com a mediação de Marcus Vinícius Lenza, consultor da empresa Steinbeis-SIBE do Brasil.

De acordo com o mediador da capacitação, a proposta foi abordar em cada dia uma temática específica com os participantes. Na terça-feira, tratou-se do mapeamento de processos, com a realização de exercícios práticos relacionados às experiências dos servidores em suas áreas de atuação. No segundo dia, o foco foi o gerenciamento de processos, buscando-se maior eficiência tanto nos processos já mapeados quanto naqueles que se planeja mapear, por meio de fatores como pontos de controle, criação de indicadores, identificação de possibilidades de melhoria, e análise de riscos.

O consultor informou ainda que os processos estão alinhados com a estratégia definida no processo de planejamento estratégico do IFMA. “A ideia é torna-los todos sistematizados, ou seja, traduzir de uma execução manual e colocar no sistema para ganhar agilidade, além de criar os pontos de medição dos processos”, disse Marcus Lenza, ressaltando a possibilidade de acompanhar o desempenho da tramitação de processos no Instituto.

Da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLADI), Humberto Arruda Guimarães explicou que os dois treinamentos foram idealizados para atender à equipe engajada no planejamento estratégico do IFMA, e após a montagem do Escritório de Processos no rol de projetos estratégicos, a iniciativa foi expandida a integrantes de todas as pró-reitorias.

Fim do conteúdo da página