Página Inicial > Notícias > Solidariedade marca Semana do Servidor no Monte Castelo

Solidariedade marca Semana do Servidor no Monte Castelo

Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir palestras, músicas, reencontrar amigos, passear e contribuir com bazar solidário.
  • publicado 01/11/2019 10h42
  • última modificação 01/11/2019 10h42

Público prestigia Bazar Solidário: renda destinada a instituições carentes

A programação da Semana do Servidor no Instituto Federal do Maranhão – Campus São Luís Monte Castelo – começou nos dias 09 e 10 de outubro, com atividades em alusão ao Outubro Rosa, visando a prevenção do câncer de mama. As ações foram direcionadas para alunos e servidores, focadas na conscientização e nas mais variadas formas de se buscar um diagnóstico precoce.

De acordo com a coordenação, o Chá Rosa: amigas do peito, já tradicional no campus, recebeu uma programação especial, com palestras, reencontros, lanches e participação especial da Orquestra Figuras Harmônicas, composta por alunos do campus. Na ocasião, o Hospital Aldenora Belo participou como parceiro do IFMA, comercializando camisas da campanha e cedendo a palestrante, a enfermeira oncologista Roseane Ferreira.

O professor Jorge Leão realizou uma Roda de Conversa, abordando o tema Resiliência: O que é isso? O assunto foi escolhido pela coordenação do evento com o objetivo de suscitar reflexão da comunidade sobre essa capacidade do indivíduo de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

III Mostra Ócio Criativo: servidores expõem suas habilidades artísticas

Também no formato de Roda de conversa o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Tecnológica (Sinasef) discutiu com os servidores o tema: Valorizando o Servidor Público. Paralelo à essas duas atividades, aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro a III Mostra Ócio Criativo – espaço que o servidor tem para expor suas habilidades artísticas, desenvolvidas em seus momentos de folga. Para intensificar a confraternização, o grupo passou o dia na cidade de Morros, às margens do Rio Uma. “Ficamos felizes e revigorados. Obrigada por compreenderem que nós precisamos também de momentos enriquecedores como esses, tão bem aproveitados por todos que participaram”, avaliou a professora Eliane Pedrosa, já aguardando os próximos.

A quinta edição do Bazar Solidário encerrou a Semana do Servidor. Este ano foram beneficiadas com a renda duas Instituições carentes. Projeto Grão de Areia/Raposa e a Creche Caminhando com Jesus/Vassoral. “Mais uma vez a comunidade prestigia e apoia essa Ação Solidária”, comenta a coordenação do evento, sem deixar de agradecer a todos os servidores do IFMA que colaboraram para que a Semana do Servidor/19 fosse um sucesso. “A Semana do Servidor é uma forma simples e, ao mesmo tempo, significativa do servidor se sentir cuidado. É isso que nos motiva e dar sentido às nossas relações no trabalho”, finalizou a psicóloga Ângela Ramos, do Núcleo de Assistência ao Educando (NAE).