Página Inicial > Notícias > IFMA oferta 11 vagas para professores formadores EaD

IFMA oferta 11 vagas para professores formadores EaD

As inscrições seguem até o dia 20 de outubro. Vagas são para professores dos Campi do IFMA.
  • publicado 30/09/2019 08h23
  • última modificação 30/09/2019 08h30

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência Tecnológica (Certec), está com inscrições abertas para contratação temporária de professores formadores para atuação nos cursos de licenciatura em Formação Pedagógica e licenciatura em Pedagogia, ofertados na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 20 de outubro, via formulário eletrônico, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br). Podem participar da seleção professores dos Campi do IFMA.

Para servidores com curso superior em Pedagogia, que possuem o título de mestrado ou doutorado e experiência mínima de um ano no magistério superior, são ofertadas 10 vagas. Já para graduados em qualquer licenciatura, com pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos, está sendo ofertada uma vaga para a disciplina de Educação de Jovens e Adultos (90h).

A seleção envolverá duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, correspondente à análise da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios anexados pelo candidato no ato da inscrição. Já a segunda fase terá caráter classificatório, consistindo em avaliação de títulos. O resultado final do certame é previsto para o dia 01 de novembro.

Para mais informações, acesse os editais de abertura dos processos seletivos:

Curso: licenciatura em Formação Pedagógica

Edital Nº 275/2019: Educação de Jovens e Adultos (90h)

Edital Nº 276/2019: Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (60)

Edital Nº 277/2019: Organização Curricular e Currículo Integrado na EPT (60h)

Edital Nº 278/2019: Seminário Integrador e Estudos Curriculares (30h)

Edital Nº 279/2019: Estágio Supervisionado II (100h)

Curso: licenciatura em Pedagogia

Edital Nº 280/2019: Metodologia da Pesquisa, Inovação e Extensão em Educação (90h)

Edital Nº 281/2019: Teorias Educacionais (80h)

Edital Nº 282/2019: Organização do Trabalho Pedagógico (80h)

Edital Nº 283/2019: Coordenação Pedagógica (80h)

Edital Nº 284/2019: Projeto Político Pedagógico (80h)

Edital Nº 285/2019: Estágio Supervisionado na área de Gestão Escolar (60h)

Sobre a função

O profissional receberá uma bolsa a cada 15 h de carga horária da disciplina. A bolsa do professor formador I será no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais), sendo exigida experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior. A bolsa do professor formador II será no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais), sendo exigida experiência mínima de 1 (um) ano no magistério superior.

O professor formador desenvolverá as seguintes funções:

1. Planejar, desenvolver e avaliar materiais didáticos adequados aos cursos;
  2. Desenvolver todas as atividades necessárias à produção das aulas, de acordo com a natureza do conhecimento a ser desenvolvido, observando as determinações da coordenadoria do curso;
  3. Adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, bem como conduzir análises e estudos sobre o desempenho dos cursos;
  4. Realizar reuniões periódicas com os mediadores da disciplina de acordo com cronograma elaborado em conjunto com a coordenadoria do curso;
  5. Participar de reuniões periódicas com a coordenadoria do curso;
  6. Realizar atividades acadêmicas da disciplina nos municípios polo, conforme cronograma e orientações estabelecidas pela coordenadoria do curso;
  7. Participar das atividades de formação e atualização, ofertadas pelo Campus Caxias, CERTEC/IFMA e/ou coordenadoria de curso;
  8. Elaborar atividades orientadas e avaliativas para o desenvolvimento da disciplina;
  9. Produzir relatórios de acompanhamento das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado pela coordenadoria de curso;
  10. Realizar acompanhamento das turmas, no período da oferta do componente curricular, juntamente com o mediador a distância;
  11. Outras atividades inerentes a sua função.

Dúvidas e informações acerca do processo seletivo poderão ser esclarecidas acessando o edital do certame, na sede do Campus Caxias (Rodovia MA-340, Km 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana), ou pelo e-mail <uab.caxias@ifma.edu.br>.

Para saber mais detalhes sobre os cursos, acesse a página do programa UAB.