Página Inicial > Notícias > IFMA inicia elaboração do PDP

IFMA inicia elaboração do PDP

O prazo para as contribuições dos campi/Reitoria segue até o dia (1º) primeiro de outubro
  • publicado 25/09/2019 17h57
  • última modificação 26/09/2019 08h51

O Instituto Federal do Maranhão, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi), informa que começou nesta quarta-feira, 25, e segue até o dia 1º de outubro, o prazo para que todos os servidores e unidades administrativas do IFMA contribuam na elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) – Campi/Reitoria.

A ação cumpre com as determinações do Decreto 9.991/19 da Presidência da República, que dispõe sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional e regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, quanto a licenças e afastamentos para ações de desenvolvimento.

Para isso, o Instituto criou o Manual para Elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas dos campi/Reitoria. Documento que tem por objetivo auxiliar as unidades administrativas e os servidores no preenchimento do Formulário do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFMA – já disponível no Sistema Suap.

O formulário foi desenvolvido a partir do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec). A intenção é que todos os servidores contribuam, descrevendo as necessidades de ações de desenvolvimento de pessoas no âmbito institucional, atendendo às determinações já descritas pelo Sipec.

O Plano do IFMA considera ainda as determinações da Instrução Normativa Nº 201, de 11 de setembro de 2019, da Secretaria de Gestão e Desempenho Pessoal do Ministério da Economia, que dispõe sobre os critérios e procedimentos específicos para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, de que trata o Decreto nº 9.991, pelos órgãos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal.

Vale destacar que as ações metodológicas para cumprimento do Decreto 9.991/19 já foram apresentadas e aprovadas na 96ª reunião do Colégio de Dirigentes, realizada no último dia, 19 de setembro, no Campus Imperatriz.

A primeira etapa é a elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFMA, com a criação do Manual – Documento Interno para preenchimento do PDP dos Campi/Reitoria no Formulário disponível no sistema SUAP.

Constitui-se ainda Comissões Locais para elaboração do PDP do campus/ Reitoria e Comissão Central, que irá consolidar o Plano do IFMA no Sipec e encaminhá-lo para aprovação do reitor. Uma vez aprovado, segue para parecer técnico do órgão central no Sipec – responsável pelo parecer final técnico do documento.

Fique atento aos prazos em 2019

Até dia 01/10 – Elaboração do PDP dos campi/Reitoria

Até o dia 04/10 – Aprovação do PDP dos campi/Reitoria

05 a 14/10 – Sistematização do PDP/IFMA e alimentar no Sipec

15/10 – Aprovação do PDP/IFMA pelo reitor.

15/10 – Envio para o Sipec