Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
  • Acessibilidade
  • Alto Contraste
  • Mapa do Site
  • PortugueseEnglishSpanishChinese (Simplified)FrenchGermanItalian
Página Inicial > Notícias > Campus Caxias recepciona novos servidores
Início do conteúdo da página Notícias

Campus Caxias recepciona novos servidores

São três professores e sete técnico-administrativo entre recém-nomeados e que ingressaram no campus através do processo de remoção, contratado como substituto ou exercício provisório.
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 11/09/2019 12h52
  • última modificação 11/09/2019 12h53

Nova equipe do Laboratório de Microbiologia

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias realizou cerimônia de recepção para dez novos servidores, entre recém-nomeados e que ingressaram no campus através do processo de remoção, contratado como substituto ou exercício provisório. A iniciativa foi da Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) juntamente com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (CGP), com objetivo de apresentar a estrutura física, o organograma e, também, as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas na unidade de ensino.

“Quando chega um novo servidor, eu faço um tour com ele ou ela pelo Campus, apresentando os espaços e os colegas. Mas nesse passeio é impossível encontrar todos os servidores e assim nem todos são apresentados. Por isso, desses novos servidores que chegaram, alguns ficavam lá fazendo seu trabalho pelo Campus, mas nem todos haviam sido apresentados. Então, Guilherme sugeriu o café, que eu chamei de Café Integração”, explicou Raimundo Nonato Pereira da Silva, que atuou como chefe da CGP até dia 4 de setembro.

“Esse momento é importante para que todos possam se conhecer e estreitar os laços. É bom a gente chegar em um local e ser bem recebido”, disse Guilherme Andrade, diretor de Administração e Planejamento, enfatizando a satisfação de receber os servidores. “Cada um passa a ter um papel nessa Instituição que já é referência na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade em Caxias e região”.

Na oportunidade, o diretor-geral, João da Paixão, explicou as atribuições de cada setor e como os novos servidores podem contribuir para a melhoria dos serviços. “Nós que não somos e sim estamos gestores, nunca podemos esquecer-nos disso, devemos sempre ser abertos a ouvir nossos colegas. É assim que faço minha gestão. As portas do gabinete sempre estarão abertas para recebê-los, quando eu estiver por lá. Digo isso, porque sou de ir aos setores e acompanhar a rotina do que acontece na Instituição”, disse o diretor-geral. “Espero que cada um possa colaborar com o crescimento do Campus Caxias. Mas, também quero que vocês cresçam profissionalmente”, ponderou.

Os novos servidores

Durante o Café Integração houve um momento de apresentação individual, quando cada um dos novos servidores pôde contar sobre experiências profissionais e de vida, proporcionando a interação entre os técnico-administrativos, professores e gestores.

Ex-aluna do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Fatima Maria de Souza Pereira atua há 3 anos como técnica de laboratório da área química no Campus Barreirinhas.  Agora, a sua trajetória segue no Campus Caxias, após processo de remoção. “Em Barreirinhas, colaborei com várias atividades. A experiência adquirida lá, quero colocar em prática aqui. Pretendo colaborar com os professores no ensino, na pesquisa e na extensão”. Fátima tem graduação em Química e mestrado em Ciência dos Materiais. Atualmente, ela também se dedica ao doutorado em Ciência dos Materiais. “Quando concluir o doutorado, vou contribuir mais ainda com o Campus Caxias. Estou feliz no novo campus e já com saudades dos amigos que deixei em Barreirinhas”, confessou.

À nova equipe de servidores, junta-se Márcio Leonardo de Morais Nobre, que foi removido do Campus Bacabal, onde atuou desde de 2017 com professores de diversas áreas, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão. “Lá, pude participar da realização de vários eventos científicos. Foram momentos de significativas experiências, nas quais tive a oportunidade de levar o nome do IFMA em eventos para além do Maranhão”, destacou.

No Campus Caxias, Márcio Nobre vai atuar laboratório de microbiologia. “Minha experiência acadêmica e profissional alcançada, me permitem atuar com a devida responsabilidade. Juntamente com os docentes e discentes do Campus, espero dividir meu conhecimento a fim de aprimorar a área e torná-la mais uma referência dentro do Instituto”, frisou.

O engenheiro agrônomo David de Holanda Campelo tomou posse, no dia 23 de abril, em cerimônia presidida pelo reitor Roberto Brandão, realizada no auditório da Reitoria do IFMA. Na primeira reunião do ano com professores e técnico-administrativos, o diretor de Desenvolvimento Educacional, Raimundo Filho, apresentou o engenheiro agrônomo, juntamente com Jailson Penha Costa, zootecnista. Na ocasião, Raimundo Filho também citou ainda a redistribuição da auxiliar em administração Sabrinna Sousa Santos (IFPI Campus Piripiri). “O momento agora é diferente, pois estou conhecendo e sendo apresentado aos novos colegas, que assim como eu, vem somar à equipe do Campus”, disse. E continuou. “A expectativa é de contribuir, junto à equipe da Coordenadoria de Apoio à Fazenda (CAF) para a melhoria e ampliação das unidades didáticas do campus, proporcionando ao aluno o maior contato com as atividades de campo por meio das aulas práticas. Estamos também trabalhando com os professores e demais técnicos para a promoção de projetos de pesquisa e extensão”, destacou o engenheiro.

Em exercício provisório no Campus, Maria Histelle Sousa do Nascimento vai atuar no laboratório de biologia. “O ano de 2019 para mim foi marcante. Primeiro, porque ingressei no doutorado em Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, desenvolvendo a pesquisa ‘Sistemática de Leporinus (Characiformes, Anostomidae) a partir de ferramentas moleculares, citogenética e morfológica. Minha segunda conquista veio com o início da jornada no serviço público como técnica de laboratório de biologia pelo IFMA”, comemorou Histelle Nascimento. “No IFMA, as perspectivas são inserir alunos e servidores na geração de pesquisas no ramo da biologia molecular, e com elas, fornecer respostas sobre a biodiversidade maranhense ainda bastante escassa nas literaturas”, disse.

Confira a relação de novos servidores 

Carlos Denilson Coimbra Soares – professor substituto de Administração

David de Holanda Campelo – engenheiro agrônomo

Fatima Maria de Souza Pereira – técnico de laboratório – área química

Jailson Penha Costa – zootecnista

Magda Solonia Floriano de Sousa – técnica em enfermagem

Márcio Leonardo de Morais Nobre – técnico de laboratório: área ciências

Maria Histelle Sousa do Nascimento – técnica de laboratório: área biologia

Michele Alves de Lima – professor substituto de Agroindústria

Poliana Ramos da Silva – auxiliar de biblioteca

Thais Silva da Rocha – professor substituto de Química

Fim do conteúdo da página