Página Inicial > Notícias > Aberta seleção para professor de Libras

Aberta seleção para professor de Libras

As inscrições seguem até dia 06 de outubro. Podem participar da seleção servidores dos campi do IFMA.
  • publicado 02/09/2019 09h00
  • última modificação 02/09/2019 09h05

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência Tecnológica (Certec), está com inscrições abertas para contratação temporária de professor formador para a disciplina de Libras, para atuação nos cursos de licenciatura em Formação Pedagógica e licenciatura em Pedagogia, ofertados na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 06 de outubro, via formulário eletrônico, no site do Campus Caxias (caxias.ifma.edu.br). Podem participar da seleção servidores docentes e técnico-administrativos, professores substitutos/temporários e aposentados/inativos dos campi do IFMA.

De acordo com o Edital Nº 268/2019, podem concorrer à vaga servidores graduados em qualquer licenciatura desde que possua pós-graduação em Libras, ou tenha graduação em Letras/Libras. Em ambos os casos, deve ter experiência no magistério superior, que varia conforme a formação do candidato.

A seleção envolverá duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, correspondente à análise da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios anexados pelo candidato no ato da inscrição. Já a segunda fase terá caráter classificatório, consistindo em avaliação de títulos. O resultado final do certame é previsto para o dia 15 de outubro.

Para mais informações, acesse o edital de abertura do processo seletivo.

Sobre a função

O profissional receberá uma bolsa a cada 15 h de carga horária da disciplina. A bolsa do professor formador I será no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais), sendo exigida experiência mínima de três anos no magistério superior. A bolsa do professor formador II será no valor de R$ 1.100,00 mil e cem reais), sendo exigida experiência mínima de um ano no magistério superior.

O professor formador desenvolverá as seguintes funções:

1. Planejar, desenvolver e avaliar materiais didáticos adequados aos cursos;
  2. Desenvolver todas as atividades necessárias à produção das aulas, de acordo com a natureza do conhecimento a ser desenvolvido, observando as determinações da coordenadoria do curso;
  3. Adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, bem como conduzir análises e estudos sobre o desempenho dos cursos;
  4. Realizar reuniões periódicas com os mediadores da disciplina de acordo com cronograma elaborado em conjunto com a coordenadoria do curso;
  5. Participar de reuniões periódicas com a coordenadoria do curso;
  6. Realizar atividades acadêmicas da disciplina nos municípios polo, conforme cronograma e orientações estabelecidas pela coordenadoria do curso;
  7. Participar das atividades de formação e atualização, ofertadas pelo Campus Caxias, CERTEC/IFMA e/ou coordenadoria de curso;
  8. Elaborar atividades orientadas e avaliativas para o desenvolvimento da disciplina;
  9. Produzir relatórios de acompanhamento das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado pela coordenadoria de curso;
  10. Realizar acompanhamento das turmas, no período da oferta do componente curricular, juntamente com o mediador a distância;
  11. Outras atividades inerentes a sua função

Dúvidas e informações acerca do processo seletivo poderão ser esclarecidas acessando o edital do certame, na sede do Campus Caxias (Rodovia MA-340, Km 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana), ou pelo e-mail uab.caxias@ifma.edu.br

Para saber mais detalhes sobre os cursos, acesse a página do programa UAB.