Página Inicial > Notícias > IFMA seleciona professor de estágio supervisionado

IFMA seleciona professor de estágio supervisionado

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 21 de julho, no site do Campus Caxias. Podem participar da seleção servidores dos Campi do IFMA.
  • publicado 05/07/2019 09h48
  • última modificação 05/07/2019 09h48

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, em parceria com o Centro de Referência Tecnológica (Certec), está com inscrições abertas para contratação temporária de professor formador para atuação no curso de licenciatura Formação Pedagógica, ofertado na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições são gratuitas e seguem até o dia 21 de julho, via formulário eletrônico, no site do Campus. Podem participar da seleção servidores docentes e técnico-administrativos ativos, professores substitutos/temporários, aposentados/inativos dos Campi do IFMA.

Formulário de inscrição | Edital

De acordo com o Edital Nº 180/2019, os candidatos devem ter formação em Pedagogia, com mestrado e/ou doutorado em áreas afins e experiência mínima de 1 (um) ano no magistério superior para professor Formador II. Já para professor formador I será exigido 3 (três) anos no magistério superior. O selecionado atuará na unidade curricular Estágio Supervisionado.

A seleção envolverá duas etapas, sendo a primeira de caráter eliminatório, correspondente à análise da ficha de inscrição e dos documentos comprobatórios anexados pelo candidato no ato da inscrição. Já a segunda fase terá caráter classificatório, consistindo em avaliação de títulos. O resultado final do certame é previsto para o dia 30 de julho.

Sobre a função

O profissional receberá uma bolsa a cada 15 h de carga horária da disciplina. A bolsa do professor formador I será no valor de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais), sendo exigida experiência mínima de 3 (três) anos no magistério superior. A bolsa do professor formador II será no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais), sendo exigida experiência mínima de 1 (um) ano no magistério superior.

O professor formador desenvolverá as seguintes funções:

1. Planejar, desenvolver e avaliar materiais didáticos adequados aos cursos;
  2. Desenvolver todas as atividades necessárias à produção das aulas, de acordo com a natureza do conhecimento a ser desenvolvido, observando as determinações da coordenadoria do curso;
  3. Adequar e sugerir modificações na metodologia de ensino adotada, bem como conduzir análises e estudos sobre o desempenho dos cursos;
  4. Realizar reuniões periódicas com os mediadores da disciplina de acordo com cronograma elaborado em conjunto com a coordenadoria do curso;
  5. Participar de reuniões periódicas com a coordenadoria do curso;
  6. Realizar atividades acadêmicas da disciplina nos municípios polo, conforme cronograma e orientações estabelecidas pela coordenadoria do curso;
  7. Participar das atividades de formação e atualização, ofertadas pelo Campus Caxias, CERTEC/IFMA e/ou coordenadoria de curso;
  8. Elaborar atividades orientadas e avaliativas para o desenvolvimento da disciplina;
  9. Produzir relatórios de acompanhamento das atividades desenvolvidas, sempre que solicitado pela coordenadoria de curso;
  10. Realizar acompanhamento das turmas, no período da oferta do componente curricular, juntamente com o mediador a distância;
  11. Outras atividades inerentes a sua função

Dúvidas e informações acerca do processo seletivo poderão ser esclarecidas acessando o edital do certame, na sede do Campus Caxias (Rodovia MA-340, Km 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana), ou pelo e-mail < uab.caxias@ifma.edu.br >

Para saber mais detalhes sobre os cursos, acesse a página do programa UAB.