Página Inicial > Notícias > Turma de francês encerra módulo com atividades culturais

Turma de francês encerra módulo com atividades culturais

Esse foi o primeiro curso de francês ofertado aos servidores da Reitoria por meio do Centro de Formação de Servidores (CFS).
  • Jorge Martins
  • publicado 09/05/2019 17h00
  • última modificação 09/05/2019 17h00

A turma do primeiro curso de francês ofertado pelo Centro de Formação de Servidores (CFS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) encerrou as atividades na tarde desta quinta-feira (9), com uma programação cultural no auditório da Reitoria. A capacitação foi promovida em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DIRI) e o Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão da Linguagem (CEPELI) do Campus São Luís – Centro Histórico.

O módulo ofertado foi de nível iniciante, com carga horária de 60 horas. A turma foi formada por 17 servidores da Reitoria, alguns dos quais conduziram apresentações musicais e teatrais na culminância das atividades. “Este é um projeto piloto que estamos pensando em estender para todos os campi. Iniciativas como essas integram, capacitam e enriquecem culturalmente os nossos servidores – o que reflete na qualidade da própria instituição”, comentou Humberto Guimarães, diretor em exercício de Planejamento Institucional e Desenvolvimento Humano do IFMA.

A professora do curso, Adeline Artus, veio da França e está passando um ano e meio no IFMA graças a um intercâmbio promovido pela Embaixada Francesa. “Gostei muito de trabalhar com os servidores da Reitoria, porque são muito dinâmicos”, pontua. O diretor-executivo do IFMA, professor Agenor Almeida Filho, também comemorou a realização do curso. “Tenho a certeza de que para esses alunos foram abertas novas conquistas e novos horizontes a partir do aprendizado do francês”, destacou.

Representando a diretora de Relações Internacionais, a servidora Helen Pereira lembrou que um dos objetivos da capacitação é promover a qualificação aos diplomas de proficiência em língua francesa DELF E DALF. “Estamos em finalização dos trâmites para aplicação do DELF e do DALF aqui no Instituto”, enfatizou.

Próximos editais

O coordenador do projeto de extensão Casa das Línguas, do Programa Leitores Franceses e chefe do Centro de Exames DELF e DALF do IFMA, professor Vilton de Souza, também esteve presente no encerramento das atividades. Ele anunciou que em breve serão publicados novos editais para a continuidade do curso para servidores, além da abertura de novas turmas no Campus Centro Histórico para as comunidades interna e externa.