Página Inicial > Notícias > Psicóloga dá palestra com dicas de como evitar estresse

Psicóloga dá palestra com dicas de como evitar estresse

Evento realizado nesta segunda (28) na Reitoria foi destinado a servidores do IFMA, em ocasião da Campanha Janeiro Branco.
  • publicado 29/01/2019 17h48
  • última modificação 29/01/2019 19h09

Em palestra no Auditório da Reitoria, psicóloga Thais Almeida explica a servidores como prevenir o estresse.

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) promoveu, na tarde desta segunda-feira (28), a palestra “Estresse: como prevenir e melhorar sua qualidade de vida”, com a psicóloga Thais Almeida. Voltado para servidores, colaboradores e terceirizados que trabalham na Reitoria da instituição, o evento, realizado em ocasião da campanha Janeiro Branco, buscou proporcionar um dia de reflexão sobre saúde mental.

Durante a palestra, Thais Almeida esclareceu aos participantes o que era o estresse e os sintomas. “Dor de cabeça e muscular, queda de cabelo, insônia, mudança de apetite, gastrite, esgotamento físico são alguns dos sintomas físicos do estresse. Ele é provocado por situações rotineiras, como mudança de cidade, de trabalho, situações de expectativas. Ele enfim é uma reação fisiológica necessária às adaptações na rotina”, disse Thais Almeida.

A psicóloga explicou também como lidar com o estresse. “Geralmente é necessário acompanhamento médico, psicoterapia e mudanças de hábito”, afirmou Thais Almeida, que também deu dicas para evitar e combater o estresse. “Fazer uma divisão do tempo, organizar as tarefas, realizar atividades prazerosas, praticar atividades físicas, dormir bem, manter uma alimentação saudável. Tudo isso ajuda a evitar o estresse, aumentar a sensação de bem-estar”, comentou.

A palestra foi promovida por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida do IFMA.

Dicas

Divisão do tempo

– Relacione todas as atividades que faz diariamente

– Organize por semana

– Utilize ferramentas de organização de rotina, como agenda, aplicativos, post it, etc.

Realizar atividades prazerosas

– Listar o que gostaria de fazer

– Realizar atividades sozinho ou acompanhado

– Com ou sem custos