Página Inicial > Notícias > Professores do IFMA debatem internacionalização

Professores do IFMA debatem internacionalização

Em evento organizado pelo curso de Turismo da UFMA, docentes trataram sobre o desenvolvimento do setor no Maranhão
  • publicado 02/06/2017 12h12
  • última modificação 02/06/2017 12h12

Para discutir a dimensão internacional das atividades turísticas no contexto maranhense, e seus reflexos sobre as instituições de educação, professores do IFMA participaram da programação do Seminário de Internacionalização na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Organizado pelo curso de Turismo, o evento ocorreu em 30 de maio (terça-feira), no Centro de Ciências Sociais (CCSo).

Mesa de abertura do Seminário de Internacionalização: desafios do setor turístico maranhense

Com o tema “As ferramentas para o desenvolvimento do Turismo no Maranhão”, o Seminário de Internacionalização do Turismo contou com a presença de três docentes do Instituto Federal: Cristiane Mesquita Gomes e Vilton Soares de Souza, ambos do Campus Centro Histórico, e Simone Maranhão Costa, representando a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). Outras instituições que atuam em segmentos variados (universidades, poder público, iniciativa privada, organizações de fomento à pesquisa e diplomáticas) também participaram da programação do evento.

Professora de Inglês no Campus São Luís / Monte Castelo, Simone Maranhão compôs mesa de debate para discutir os desafios e oportunidades da internacionalização em universidades maranhenses. No ano passado, ela obteve titulação de mestre em Educação, com pesquisa sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) na política de internacionalização do IFMA. Com a representante do Instituto, estavam presentes Fabiana Moura, assessora de Assuntos Internacionais da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), e coordenadora do Programa Cidadão do Mundo, e Ivo Santos, do setor de marketing e vendas da Via Mundo, agência especializada em programas de intercâmbio.

Simone Maranhão (ao centro da mesa) debateu sobre as perspectivas da internacionalização na educação

Ao contextualizar o processo de internacionalização no Instituto Federal, Simone Maranhão considerou que esse campo abrange outros aspectos além da mobilidade acadêmica, entendida como a entrada e saída de estudantes entre diferentes países. Dentre as ações que também integram o cenário, trazendo experiências internacionais para o âmbito local, a professora ressaltou os acordos de cooperação técnica, os trabalhos científicos em parceria com centros de pesquisa, além da divulgação das instituições maranhenses com o fim de tornar o Estado um potencial atrativo de pessoas.

Destacando a presença significativa de estudantes do IFMA no Seminário de Internacionalização, Simone Maranhão informou ter sido corrente entre os participantes do evento a ideia de que o Estado vem conquistando espaço a partir da atuação da Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão (ReINTER), composta por SECTI, IFMA, UFMA e Universidade Estadual (UEMA), o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), e a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAPEMA). “Essa força [de instituições unidas] faz com que haja mais financiamentos e oportunidades”, disse Simone Maranhão. No entanto, ela avaliou que as instituições devem focar no ensino e aprendizado de idiomas estrangeiros, a fim de solucionar dificuldades e desenvolver mais efetivamente as ações de internacionalização.

Também do IFMA, Cristiane Mesquita participou da mesa redonda “Território, Espaço e Turismo”, dividindo o espaço com Júlia Petrus e Saulo Ribeiro, ambos docentes da universidade que organizou o evento. Em sua trajetória acadêmica, a professora do Campus Centro Histórico reúne grande experiência no tema do Seminário. Graduada em Turismo, Cristiane Mesquita deu seguimento a essa formação nos níveis de mestrado (em Gestão de Negócios Turísticos) e doutorado (Turismo e Hospitalidade, em andamento), ambos tendo como contexto de pesquisa a tradicional festa do Divino Espírito Santo, realizada em Alcântara.

Quanto à participação de Vilton Soares no Seminário de Internacionalização, o professor do IFMA (Português e Francês) apresentou o workshop “Por que ser Internacional?”. O docente desenvolveu pesquisa de mestrado em Turismo e Hotelaria, analisando o Centro Histórico de São Luís sob o olhar dos atores turísticos. Atualmente no programa de doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), ele propõe um estudo sobre o ensino de línguas estrangeiras nos institutos federais, com foco nas perspectivas do idioma francês.