Página Inicial > Notícias > Conselho Britânico e Fapema apresentam programa Researcher Links em São Luís

Conselho Britânico e Fapema apresentam programa Researcher Links em São Luís

Sessão informativa sobre o programa, que apoia a realização de workshops científicos, ocorrerá dia 9 de maio, às 13h, na Fapema, com representante do Conselho Britânico.
  • Assessoria de Comunicação com informações do Conselho Britânico
  • publicado 05/05/2016 17h19
  • última modificação 05/05/2016 17h19

O Conselho Britânico (British Council) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema) convidam pesquisadores maranhenses para uma sessão informativa sobre o programa Researcher Links. O evento ocorrerá no dia 9 de maio, às 13h, na sede da Fapema, no bairro Renascença, em São Luís. Na ocasião, um representante do Conselho Britânico estará presente para tirar dúvidas sobre o programa.

O Researcher Links utiliza recursos do Newton Fund, que fomenta pesquisa e inovação em países emergentes. O programa tem como objetivo apoiar a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para acolaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. A chamada pública 2016/2017 para o Researcher Links foi lançada no dia 18 de abril, pelo Conselho Britânico e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). O prazo para recebimento de propostas vai até 27 de junho de 2016.

Esse é um projeto de cooperação com o Reino Unido inédito no Maranhão. O IFMA apoia o Researcher Links por acreditar que o programa seja uma boa oportunidade para os pesquisadores maranhenses, que podem ser contemplados com os recursos disponibilizados. O Instituto é parceiro do Conselho Britânico em outros projetos e atividades.

Propostas – Os workshops deverão ser em inglês e com duração entre 3 a 5 dias. Também devem ser coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades. Os dois coordenadores (um pesquisador britânico e um brasileiro) poderão identificar quatro outros pesquisadores líderes, dois de cada país, para participar como mentores, e os demais participantes deverão ser pesquisadores em início de carreira de ambos os países (entre 12 a 17 de cada país).

Os workshops selecionados deverão ser realizados até 31 de março de 2017. A proposta deve trazer um benefício social para o Brasil, ou seja, demonstrar impacto direto ou indireto em populações vulneráveis ou de baixa renda. São temas elegíveis:

• Agricultura – especialmente voltada à pequena propriedade;
  • Clima e meio ambiente (mudança climática, tecnologia verde, desenvolvimento sustentável, serviços de ecossistema, escassez de recursos);
  • Energia renovável e energia limpa;
  • Educação;
  • Crescimento econômico inclusivo;
  • Saúde (doenças negligenciadas);
  • Água e saneamento;
  • Alimentação e nutrição (incluindo segurança alimentar);
  • Mudança demográfica/migração/urbanização (foco em urbanização e direitos humanos e transformação urbana);
  • Infraestrutura (infraestrutura para desenvolvimento – foco em comunidades remotas);
  • Desastres humanitários e emergências;
  • Governança, sociedade e conflito (transparência, accountability, instituições eficientes, direito a terra e recursos naturais com foco em populações indígenas, justiça criminal, diminuição da pobreza, desenvolvimento social, desigualdades estruturais, processos de pacificação [peace building], sociedade civil);
  • Coleta, análise de qualidade e acesso a dados relevantes aos índices de desenvolvimento (incluindo informações administrativas e estatísticas macroeconômicas).
  • Zika vírus

Researcher Links

Para mais informações e inscrição de proposta, clique aqui.

Sobre o Newton Fund

O Newton Fund integra o sistema de assistência oficial para desenvolvimento do governo britânico e visa desenvolver parcerias em ciência, tecnologia e inovação para promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar em países emergentes.

Sobre o British Council

O British Council é uma organização internacional do Reino Unido, sem fins lucrativos, para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não-governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais.

Clique aqui para conhecer outras oportunidades do British Council.