Página Inicial > Notícias > Notícias (Destaque Foto Grande) > Edital da PROEXT seleciona ações de extensão nos campi

Edital da PROEXT seleciona ações de extensão nos campi

• publicado 15/03/2016 16h10
  • última modificação 15/03/2016 16h10

A Pró-reitoria de Extensão (PROEXT) está com edital aberto, na modalidade de fluxo contínuo, para registro, monitoramento e apoio de ações de extensão no Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP). O Edital se refere às ações vinculadas aos campi do IFMA, com execução em 2016, não havendo limite de propostas por campus.

Segundo o Edital n° 03/2016, até novembro está programado um ciclo mensal de julgamento, compreendendo o registro de propostas, seleção das iniciativas de extensão e monitoramento. Podem participar como proponentes servidores do IFMA (docentes ou técnicos administrativos), sendo obrigatório que na equipe executora da ação participem, como bolsistas ou voluntários, também estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos ou superiores do Instituto. A próxima data limite para submeter ações no SUAP será em 31 de março.

Sobre as ações de extensão, o edital define que podem ser cursos (presencial e a distância), eventos (como congressos, espetáculos, festivais e campanhas), prestação de serviços (assessoria, consultoria e atendimento ao público), produções e publicações (texto, audiovisual) ou visitas técnicas (curta e longa distância), contemplando 19 áreas temáticas, dentre as quais educação, cultura, direitos humanos e geração de emprego e renda.

O Edital se baseia na Política de Programas e Projetos do IFMA (Resolução nº 47 de 18 de setembro de 2015), pela qual o desenvolvimento das ações de extensão pode ser na forma de projetos (ações processuais e contínuas, com objetivo específico e prazo determinado) ou programas (conjunto articulado de projetos, de caráter orgânico-institucional, executado a médio e longo prazo). A política estabelece ainda que as ações de extensão se articulem com as dimensões do ensino e da pesquisa, além de ampliar e fortalecer a relação do Instituto com os outros atores sociais.

No processo de avaliação, serão levados em conta diversos critérios para fins de pontuação e seleção das propostas registradas, tais como o atendimento às metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e às diretrizes e objetivos das ações de extensão, o impacto social e a adequação à demanda local ou regional, integração com ensino e pesquisa, ou a associação com outras ações de extensão do IFMA. O Departamento de Extensão e Relações Institucionais (DERI) da PROEXT, ou os setores correspondentes nos campi, serão responsáveis pelo acompanhamento das ações de extensão.